Home
/Palavra da Presidente do CFC


A escolha do lema do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade (18º CBC) – “Contabilidade: ciência a serviço do desenvolvimento” – traduz com precisão o objetivo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) na realização do evento: promover o aperfeiçoamento profissional por meio do incentivo ao desenvolvimento científico da área contábil. Dessa forma, contribuiremos para o aprimoramento de processos que incidem diretamente na realidade brasileira.

Ao incentivar e promover eventos científicos, como vem fazendo ao longo dos anos, o CFC dá mostras de que acredita que toda a potencialidade da área contábil pode ser atingida com a melhoria da educação. Para isso, seminários, encontros e congressos têm sido realizados em todo o País, na busca por maior entrosamento entre professores, coordenadores, dirigentes de Instituições de Ensino Superior (IESs) e estudantes. Desses debates surgem idéias e propostas que norteiam pesquisas e novos estudos. Perseguindo a melhoria e o desenvolvimento, encontramos tendências modernas, as quais, muitas vezes, passam a balizar novos caminhos.

No 18º CBC, que será realizado de 24 a 28 de agosto de 2008, esperamos, mais uma vez, receber centenas de trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil. Palestrantes e painelistas de renome também serão convidados a contribuir para a discussão dos temas mais atuais da Contabilidade.

Consciente da tarefa de promover o desenvolvimento da área contábil, missão entendida no seu sentido mais amplo, o CFC tem contado com o apoio incondicional do Sistema, que reúne os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) na realização dos eventos. Novamente juntos no propósito comum de fortalecer a profissão, estamos preparados para receber milhares de congressistas no maior evento brasileiro da área contábil. Esperamos por você em Gramado (RS)!

Maria Clara Cavalcante Bugarim
Presidente do CFC

..................................................................................................................................