Home
/Medalha João Lyra

Entrega da Medalha João Lyra

A Medalha

A Medalha Mérito Contábil João Lyra foi instituída pela Resolução CFC nº 440 de 1976. Desde então, sua entrega é realizada nos Congressos Brasileiros de Contabilidade.

A Medalha João Lyra é destinada a condecorar os que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais, administrativas e profissionais, estejam relacionados com a Contabilidade, e que tenham se distinguido de forma notável ou relevante, contribuindo, direta ou indiretamente, para elevação da classe contábil.

A Escolha dos Homenageados

Com a Resolução CFC nº 595 de 1985, a entrega da Medalha passou a ser concedida para uma única personalidade. Para a escolha do condecorado, o regulamento exige que o candidato possua, no mínimo, 20 anos de exercício da profissão ou seja autor de obra contábil com reconhecido valor.

A escolha é feita da seguinte forma: cada Conselho Regional de Contabilidade (CRC) enviará uma lista tríplice para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com os nomes dos candidatos, acompanhados por currículo. O Plenário do CFC escolherá, por maioria absoluta, o contador que será agraciado e que receberá, no Congresso Brasileiro de Contabilidade, a Medalha João Lyra e o Diploma.

Vale lembrar que os Conselheiros Efetivos e Suplentes do Sistema CFC/CRCs não poderão ser agraciados enquanto exercerem os seus mandatos.

Conheça os homenageados

Até então, onze personalidades da Contabilidade do País foram homenageadas com a Medalha “Mérito Contábil João Lyra”. Confira quem foram os agraciados até o ano de 2004:

 

Nome
CBC
Data
  José Maria Martins Mendes
Santos
2004
Antonio Carlos Nasi
Goiânia
2000
  Ivan Carlos Gatti
Fortaleza
1996
  Sérgio Approbatto Machado  
Salvador
1992
  Militino Rodrigues Martinez
Salvador
1992
  Antônio Lopes de Sá
Cuiabá
1988
  Olivio Koliver
Recife
1984
  Ynel Alves de Camargo
Curitiba
1980
  Zilmar Bazerque Vasconcellos
Fortaleza
1976
  Ulisses Celestino Góes
Fortaleza
1976
  Hilário Franco
Fortaleza
1976

 

 

 

..................................................................................................................................